DESBRAVADORES PAINTBALL TEAM

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

2 participantes

    DICIONÁRIO DO PAINTBALL

    Ricardo Silva
    Ricardo Silva
    Jogador III
    Jogador III


    Mensagens : 257
    Data de inscrição : 21/07/2012
    Localização : Santos Dumont,MG

    DICIONÁRIO DO PAINTBALL Empty DICIONÁRIO DO PAINTBALL

    Mensagem  Ricardo Silva Sáb Ago 09, 2014 7:45 am

    DICIONÁRIO DE PAINTBALL CENÁRIO E WOODS

    Últimas atualizações: Powe Tube

    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    A

    Arrow Automático, semi-auto, burst = São modos de tiro, automático (ou full-auto) é o tiro ininterrupto, vc mantém o gatilho pressionado e a arma irá disparar até a munição acabar. Semi-auto é o tiro singular, ao apertar o gatilho apenas um tiro será dado, mesmo que vc continue a manter pressionada a tecla de disparo. Burst quer dizer rajada, nos marcadores onde há controle eletrônico geralmente essa rajada é de 3 tiros, pressiona-se o gatilho e a arma dispara 3 vezes, pode vir também em modo de 2 e 5 tiros.

    Arrow Apex, cano = Sistema de cano que utiliza pequenas borrachas na saida da bola para dar efeitos variáveis, ao tocar a borracha um dos lados da bola será desacelerado, causando um efeito de giro e o efeito de flutuação (ver Flatline), a vantagem deste sistema para o sistema em curva da Tippmann é a capacidade de regular a intensidade e direção do giro, consequentemente da curva que a bola irá fazer.

    Arrow ASA = Do inglês, Air Source Adapter, que significa: Adaptador de suprimento de ar. É onde voce rosqueia o cilindro ou seu remote no marcador e tem uma valvula de on/off que interrompe o fluxo de ar. Caso não tenha on/off, a peça se chama "Bottom Line"


    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    B

    Arrow Bandoleira = Equipamento usado para segurar a arma e deixar as mão livres, existem as de 1, 2 e 3 pontos, muito útil para quem passa um tempo longo em combate. Vai que um amigo seu é atingido? E vc está sem bandoleira? Vai jogar o fuzil no chão vinte-seis?

    Arrow BDU = Battle Dress Uniform, roupa de combate composta por calça e gandola, podem ter vários padrões de camuflagem, geralmente feitos de rip-stop.

    Arrow Bolt = Peça que faz a ciclagem da munição e joga o ar dentro da câmara.

    Arrow Bunker = Qualquer proteção no campo de jogo, onde um jogador possa se esconder ou se abrigar.

    Arrow Bunkear = Cercar o oponente.

    Arrow Barrel = Cano.

    Arrow Barrel sox = Protetor de cano para evitar acidentes em áreas de segurança. Se parece com uma meia ou capa e possui um cabo - geralmente elástico - que deve ser fixado no loader do marcador, mantendo a proteção no lugar.

    Arrow Barrel Plug = Protetor de cano para evitar acidentes em áreas de segurança. Se parece com uma rolha de plástico ou borracha, que se atarracha na boca do cano, prevenindo a bolinha saia do mesmo no caso de um disparo acidental.

    Arrow Bottom Line = É onde voce rosqueia o cilindro ou seu remote no marcador. Caso tenha uma valvula de on/off, ele passa a se chamar "ASA".

    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    C

    Arrow Cano Raiado = Cano que possui estrias internas, de forma espiralada (como um cano de arma real que faz o projétil girar em torno do eixo e direção da saída) ou estrias retas que guiam e estabilizam a bola, nois dois casos há um ganho de precisão

    Arrow Cano Riflado = Rifling no inglês se refere também ao raiamento (as estrias internas), mas o termo tem sido viciosamente utilizado para descreveros canos que tem furos em parte de sua extensão, estes são canos Ventilados

    Arrow Cano Ventilado = Cano que possui em uma parte de sua extensão com furos, que aliviam a pressão na frente da bola no momento do disparo, diminuindo a turbulência e aumentando a precisão

    Arrow CQB = Close Quarter Battle, mesmo que Combate em Ambiente Fechado

    Arrow Cyclone = Alimentador de bolas usado originalmente em Tippmanns A5 e X7, funciona usando os restos dos gases do disparo para fazer a alimentação forçada mecanicamente

    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    D

    Arrow Drop-foward = Peça que projeta o cilindro mais para "dentro da arma" diminuindo sua extensão

    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    E

    Arrow Elevador de mira = Como o nome diz, eleva a mira alguns centímetros para facilitar a visada quando se está utilizando um stock.

    Arrow E-grip = Sistema de gatilho eletrônico que permite que as armas mecânicas atuem como eletrônicas.

    Arrow Eye = O "eye" - ou "Olho" - nada mais é do que um sensor de presença (de um ponto ao outro), localizado dentro da Câmara do marcador, imediatamente a frente do Bolt, e equipa alguns marcadores eletrônicos.
    Sua função é detectar se há bolinha na linha de disparo. Se houver bolinha o "Eye" permite que o sistema de disparo funcione, caso contrário nada acontece.

    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    F

    Arrow Fair play = Algo que todos os jogadores devem ter, fair play é jogar para se divertir, sem ganância, sem espírito de que vc tem que ser o melhor e deverá fazer tudo para ser o melhor, inclusive limpar tiros e brincar de ser imortal no jogo, fair play é o puro sentimento de honestidade e diversão que um jogador deve ter ao entrar em combate.

    Arrow Flatline, cano = Sistema de cano com uma pequena curva, que faz com que a bola crie um giro para trás (backspin), diminuindo a pressão acima dela e causando uma flutuação como numa asa de avião(efeito Bernoulli), assim a bolinha irá mais longe, cano muito usado pra quem gosta de longshots, porém esse cano retira uma pouco da precisão e energia da bola.

    Arrow Flanco = Laterais (em relação a Linha de Frente) de uma formação militar ou posição estabilizada.

    Arrow Flanquear = É uma táctica militar que visa atacar o inimigo de lado (ou mesmo por trás - Retaguarda) tirando vantagem do efeito surpresa ou mal posicionamento em campo [de preferencia os dois].

    Arrow Flanqueado = Ser alvo de ataque pelos flancos.

    Arrow FPS = Medida utilizada mais comumente no Paintball, significa Feets Per Second e não tem nada a ver com medida de pressão de gases, se trata de uma medida de velocidade.

    Arrow Fogo Amigo = Disparos feitos entre jogadores do mesmo time, em geral pela confusão ou identificação errônea de um companheiro com um adversário.

    Arrow Farda = Uniforme do jogador de paintball, que em geral é composta de calça e blusa, normalmente em padrão de camuflagem ou preto.

    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    G

    Arrow Ghillie-suit = Cobertura que imita em cores e formato a vegetação local, usada por franco atiradores para se mesclarem ao ambiente

    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    H

    Arrow HPA = High Pressure Air, ou ar comprimido, gás utilizado para o funcionamento da arma, bem mais estável que o CO2, necessita de cilindros especiais pois sua pressão de trabalho é mais que 3x maior que a do CO2

    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    I

    Arrow Nenhum verbete até o momento!  Exclamation

    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    J

    Arrow Nenhum verbete até o momento!  Exclamation

    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    K

    Arrow Nenhum verbete até o momento!  Exclamation

    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    L

    Arrow Loader = Carregador de bolinhas. Existem vários modelos, gravitacionais, mecânicos e eletrônicos e de várias capacidades, de 300 a 30 bolinhas. Geralmente é gravitacional e suporta 200 bolinhas.

    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    M

    Arrow Magazine/ Mag = Carregador em inglês, referente aos mods de carregadores de munições reais.

    Arrow Marcador = Arma de paintball.

    Arrow Mount = Referente a peça que une a mira ao trilho, pode ser do tipo "garra dupla", peça única, peça única com ponto de apoio e etc.

    Arrow Munição = Bolinha de paintball .

    Arrow Marcar, Marcado = Termos genéricos para designar a eliminação de outrem.

    Arrow Matar & Morrer = = O mesmo que Marcar ou ser Marcado, Neutralizar ou ser Neutralizado, ou seja, eliminar um jogador ou ser eliminado na partida.

    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    N

    Arrow Neck = Encaixe do Loader na arma

    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    O

    Arrow Off-set = Referente a "Loader Off-set", são os loaders que são deslocados mais para fora da arma, não atrapalhando na montagem ou visada das miras.

    Arrow O'ring = Anel de vedação utilizado nas armas e cilindros.

    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    P

    Arrow Power Tube = Parte do mecanismo de disparo de um marcador, que administra a captação e redirecionamento do gás para a impulsão da bolinha.

    Arrow Pressão = A dita "pressão" do marcador, é referente a velocidade em que ele está projetando as bolinhas, a velocidade máxima permitida atualmente é de 300fps, mas costuma-se jogar a ~270-280fps.

    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Q

    Arrow Q-loader = Q-loader é um loader mecanico semelhante a um pod que força a alimentação das bolas por meio de uma compressão mecânica exercida por uma mola, pode ser instalado nas laterais ou até mesmo na parte de baixo da arma, enviando as bolas por meio de uma "mangueira sanfonada" até o neck. É muito usado para baixar o perfil do marcador, e pelos não-entusiastas dos loaders eletrônicos já que o Q-loader alimenta tão ou mais rápido que a maioria deles.

    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    R

    Arrow Rail = Trilho onde se colocam acessórios como Red-dots, Scopes, Lanternas, Grips e etc... Existem 3 tipos mais usados, 11mm dove tail, 1 polegada e 1 polegada RIS

    Arrow Real Action/ R.A. = Modalidade de Cenário que visa simular ao máximo o combate real, inclusive na quantidade de munições, equipagens e táticas

    Arrow Remote = Mangueira ( se for em espiral é chamada também de coil) que leva o gás do cilindro até a arma

    Arrow Red-dot = Sistema de mira que se utiliza comumente de um ponto vermelho (há também outras cores e formatos) para marcar o local do impacto do tiro, porém diferente do Laser, o ponto só é projetado na lente e não para fora da mira

    Arrow Rip-stop = Tecido anti-rasgo usado na maioria das roupas de combate.

    Arrow RT = Response Trigger, sistema de gatilho pneumático que ao disparar joga o gatilho para posição original, utilizando-se dos restos dos gases do disparo, assim se o atirador continuar pressionando o gatilho, a arma continuará atirando, como uma automática, porém com um efeito de vai-e-volta do gatilho.

    Arrow Retaguarda = Parte anterior/trazeira (em relação a Linha de Frente) de uma formação militar ou posição estabilizada.

    Arrow Respaw = Retorno de jogadores marcados após passagem pela safe zone e retirada na tinta, o respaw pode ser por: imediato, massa crítica ou tempo.

    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    S

    Arrow Stock = Coronha, apoio para o ombro.

    Arrow Stopball, balldetent = Pequena peça encarregada de segurar a bola na câmara de disparo, já que a esfera tende a rolar. Na maioria dos marcadores essa peça se desgasta, com o movimento do bolt principalmente e então a troca deve ser feita para evitar que as bolas caiam pelo cano.

    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    T

    Arrow Tac-Cap = Loader tático de pequena capacidade para o sistema Cyclone

    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    U

    Arrow Nenhum verbete até o momento!  Exclamation

    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    V

    Arrow Nenhum verbete até o momento!  Exclamation

    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    X

    Arrow Nenhum verbete até o momento!  Exclamation

    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Y

    Arrow Nenhum verbete até o momento!  Exclamation

    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    W

    Arrow Nenhum verbete até o momento!  Exclamation

    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Z

    Arrow Zona de Combate = Campo de jogo onde acontece o embate entre os dois times.

    Arrow Zona Neutra = Area do campo de jogo onde não pode-se disparar os marcadores, e para onde os eliminados vão para esperar o início da próxima partida.

    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Observação e Edição: O Dicionário de Paintball Cenário e Wood é composto por verbetes e expressões comuns ao ambiente de jogos e treinos dos jogadores de Paintball, dedicados à modalidade de Cenário, Mata e Real Action.
    - O conteúdo do Dicionário é editado pelos Moderadores do Fórum, à partir da solicitação dos usuários ou de acordo com a necessidade ou aparecimento de novos termos.
    - Ajude-nos a melhorar ainda mais esta ferramenta de pesquisa, sugerindo novos termos, correções, adições ou criticando construtivamente o que aqui foi postado.

    Equipe de Moderadores - Paintballcenario

    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Contribuidores: Oni (o principal articulador e editor do Dicionário), Alex Grenader, Marcelo Utsch, Olavodiniz, Fran.


    Aos Contribuidores os nosso Agradecimentos e reconhecimento pelo excente trabalho.

    Parabéns a todos.


    Font: http://www.paintballcenario.com.br/forum/t1520-dicionario-do-paintball.html
    [/size]
    Geraldo Rodrigues
    Geraldo Rodrigues
    Jogador
    Jogador


    Mensagens : 137
    Data de inscrição : 25/07/2012
    Localização : Santos Dumont - MG

    DICIONÁRIO DO PAINTBALL Empty Re: DICIONÁRIO DO PAINTBALL

    Mensagem  Geraldo Rodrigues Dom Nov 30, 2014 5:56 pm

    Ricardo , Show...rsrsrs!!!

      Data/hora atual: Qui maio 16, 2024 11:36 pm